sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NOVO ARTIGO DO ZÉ BOTÃO

QUAL O MELHOR BOTÃO?

Geralmente quem joga botão, seja na regra que for, ou, apenas para se divertir, vive procurando com qual botão melhor se adaptaria na hora de jogar.
Hoje existem muitos tipos de botões que estão à disposição dos botonistas que praticam uma das regras chamadas oficiais. Além disso, temos também no mercado quem se dedique somente a comercializar botões antigos, tanto para colecionadores quanto para quem joga. Mas não é somente o botão que pode fazer a diferença na hora do jogo. O tipo de palheta e o material da mesa também fazem a diferença. Mesas que deslizam muito dificultam controlar os botões, e mesas que prendem os botões amarram as jogadas provocando erros que podem custar caro na partida.
Bem, cada botonista deve procurar tanto o botão como a palheta que melhor se adaptar na hora do jogo. Uma vez que se treina e se joga com o mesmo botão, a afinidade vai sendo construída entre o botão e botonista, e os resultados vão aparecendo em forma de vitórias.
Não é aconselhável ficar trocando de botão, sobretudo as vésperas de uma partida importante, quer seja em campeonatos ou apenas para diversão.
Em minha concepção, o melhor botão é aquele que você mais gosta de jogar. Aquele que você domina bem e que já conhece seu desempenho nas partidas. E para que isto aconteça, é necessário sempre dar umas palhetadas para não enferrujar. Isto colabora em muito, para ficar com a mão boa na hora do jogo.
Percebo que entre os atletas que mais se destacam no circuito mineiro, o botão e o botonista formam uma espécie de liga, cujos resultados são expressivos, sobretudo na quantidade de gols que saem nas partidas. Sabe aquele negócio de colocar a bolinha onde quer? Pois é isto que tenho aprendido quando se joga com aquele que é o melhor botão na visão do botonista.
Minha humilde dica é a seguinte: Escolha um time de botão de boa qualidade, ou, mande confeccionar um de acordo com as medidas de sua preferência, tais como: Altura do botão, quanto de área de atrito sobre a mesa, ângulo de inclinação para chutes, etc. Treine muito com esses botões e jogue sempre com esse mesmo time. Com o passar do tempo os resultados vão aparecendo. Lembrando sempre que no futebol de botão é preciso saber marcar os gols. Não acredite se disserem o contrário. Pouco adianta fazer boas jogadas e belos toques, se na hora de chutar ao gol a bolinha não entrar. E aí vale aquela máxima: “Quem não faz toma”.
O melhor botão também fala de um visual que melhor lhe agrade. Quando jogamos com um botão cujo escudo e as cores são os mesmos do time do coração, aí a alegria de se jogar botão fica realmente completa.
Concluindo, o melhor botão é aquele que te deixa feliz da vida quando se está jogando.
Espero ter contribuído mais uma vez para o bem de um esporte tão especial quanto é o futebol de botão.

Não pense besteiras, jogue botão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário