Dias 26 e 27 de Novembro no Uirapuru Iate Clube. Dia 26 Sábado a partir das 10:00 horas e Domingo a partir das 9:00 horas.
Esta será mais uma etapa do Campeonato Minas São Paulo de Futmesa, com a presença dos melhores jogadores de Futmesa ( Botão) de Minas Gerais. Este torneio esta sob a coordenação da Federação Mineira de Futebol de Mesa, e valerá pelo Ranking Mineiro.
Presença dos melhores clubes ( Uberaba Sport Club, Uberlândia Esporte Clube, Caldense, Alfenense e outros clubes) e jogadores do interior de Minas Gerais. O Uberaba Sport Club, estará representado pelo seus melhores jogadores e vem em busca do Título Mineiro da modalidade.
Paralelamente realizará um Torneio para iniciantes, no Sábado a partir das 13:00 horas. Interessados compareçam neste horário eduardostival@aci-franca.org.br
Dias 26 e 27 de Novembro no Uirapuru Iate Clube. Dia 26 Sábado a partir das 10:00 horas e Domingo a partir das 9:00 horas.
ANEXO 1
Futebol de Mesa como Esporte Oficialmente Reconhecido Brasil
Através da Resolução N.º 14, de 29 de setembro de 1988, acatando ao Of. N.º 542/88 e ao Processo N.º 23005.000885/87-18, baseado na Lei N.º 6.251, de 8 de outubro de 1975 e no Decreto N.º 80.228, de 25 de agosto de 1977, assinada pelo seu então Conselheiro-Presidente Manoel José Gomes Tubino, o Conselho Nacional de Desportos (CND) reconhece o Futebol de Mesa como modalidade desportiva praticada no Brasil, como uma vertente dos esportes de salão, no qual se incluem o xadrez e o bilhar, por exemplo.
A CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) regula e orienta a prática desse esporte no Brasil. Uma das principais lutas dos praticantes é fazer com que o esporte seja conhecido pelos leigos como Futebol de Mesa e não como Jogo de Botão, pois essa associação faz com que o esporte esteja ligado à prática de um jogo infantil o que dificulta seu reconhecimento público como esporte e, consequentemente, seu desenvolvimento.
Após o reconhecimento institucional do Futebol de Mesa como esporte, as modalidades passaram por um crescimento estrutural e conceitual sem precedentes. As federações estaduais foram organizando-se e ganhando "status" semi-profissional e atualmente, existe uma interligação estrutural entre os eventos promovidos pelas federações estaduais. O Futebol de Mesa (também chamado de Futmesa) desenvolve campeonatos estaduais individuais e por equipes. Os grandes clubes de futebol também têm equipes participando, como Corinthians, Nacional, Palmeiras, Rio Branco, Santos, América-RJ, Botafogo, Bangu, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama.
O dia 14 de fevereiro, dia em que se comemora o aniversário de nascimento de Geraldo Décourt Cardoso, comemora-se também o “Dia do Botonista” no Estado de São Paulo. A efeméride foi instituída por lei estadual, sancionada pelo então governador Geraldo Alckmin, em 2001.
A modalidade “Bola 12 Toques”, vulgarmente conhecida como "Regra Paulista", na qual cada partida tem a duração de 20 (vinte) minutos e é disputada em 2 (duas) fases de 10 (dez) minutos, é a mais praticada no Brasil.
O Campeonato Brasileiro Individual da modalidade Bola 12 Toques é disputado desde o final dos anos 80; dele participam os melhores botonistas da modalidade de cada Estado do Brasil, que classificam-se para o evento mediante um sistema de "cotas" distribuídas pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa às federações estaduais.
O Campeonato Brasileiro de Clubes da modalidade Bola 12 Toques é disputado desde 2007 com clubes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Alagoas e Piauí. Nas três vezes que foi disputado (2007, 2008 e 2009) a Sociedade Esportiva Palmeiras sagrou-se campeã.
Em 2009 foi realizado na cidade de Budapeste (Hungria) o primeiro Campeonato Mundial da modalidade Bola 12 Toques, sendo o Brasil campeão por equipes e o atleta Marcos Paulo Liparini Zuccato, mais conhecido como Quinho, campeão mundial individual.
(Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_de_bot%C3%A3o, com adaptações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário