quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Botonista de Uberaba vai representar o Brasil em Campeonato Mundial

Matéria originalmente publicada do site do Globo Esporte.

Botonista de Uberaba vai representar o Brasil em Campeonato Mundial

Eduardo Stival é o atual líder do Ranking Máster de Minas Gerais. Uberlândia também tem botonistas apaixonados



10/02/2012 10h10 - Atualizado em 10/02/2012 13h16

Quem vê o Eduardo Stival, o Dudu, de roupa branca e jaleco não imagina que ele é campeão de futebol de mesa. Ele concilia a carreira de dentista com a de atleta e já coleciona alguns trofeus. O último foi conquistado em janeiro, na 1° Etapa do Campeonato Mineiro Individual, categoria máster. A competição foi em Poços de Caldas, na modalidade 12 toques. Este campeonato tem três etapas. A próxima será em junho em São Lourenço, também no sul de Minas Gerais e a final em Uberlândia, no mês de dezembro.
Eduardo Messias, botonista de Uberaba (Foto: Arquivo Pessoal)Eduardo concilia o consultório com as quadras
(Foto: Arquivo Pessoal)
- O futebol de mesa exige concentração, disciplina, preparo físico e mental. Pratico desde 2006 e há dois anos represento o Uberaba Sporte Clube (USC) oficialmente nos campeonatos. Hoje treino duas vezes por semana e me preparo para os campeonatos estaduais e nacionais - contou Stival.
De acordo com Dudu, no ranking usado para a indicação dos atletas mineiros, para torneios nacionais, ele ficou em 2ª lugar master. Nesta mesma categoria ele foi o campeão individual em 2011.
Neste ano o atleta lidera o ranking em Minas com 250 pontos. Com estes resultados, foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Mundial realizado em junho, no Rio de Janeiro.
- Aos poucos estamos fazendo história no esporte. É muito gratificante poder representar o Brasil e levar o nome do USC, afinal são muitas equipes fortes no estado - comemorou o atleta.
Em vez de suar a camisa e correr pelo gramado, o jogador de futebol de mesa tem que quebrar a cabeça e montar estratégias para chegar ao gol. Nessa modalidade cada jogador pode ter apenas 12 toques.
-Não é fácil como muitas pessoas pensam. Cada partida dura 20 minutos e é disputada em duas fases de 10 minutos, com intervalo máximo de cinco minutos - explicou Stival.
Stival também é responsável pela equipe do USC que hoje tem 10 integrantes. No último campeonato de 12 toques, a equipe ficou 3º lugar na Final do Mineiro de Equipes 2011.
-Quem tiver interesse em aprender e até mesmo praticar o futebol de mesa pode procurar a diretoria do USC para fazer parte da nossa equipe. Temos muito interesse em tornar conhecido esse esporte tão agradável e bonito - disse Stival.
Botonistas de Uberlândia da LBU (Foto: Arquivo Pessoal)Botonistas de Uberlândia da LBU, com integrantes da Sociedade Mineira de Botonistas
(Foto: Arquivo Pessoal)











Uberlândia
O administrador Márcio Garcia de Oliveira é apaixonado pelo futebol de botão desde criança e há oito meses joga oficialmente pela Liga Botonista de Uberlândia (LBU).
- Eu sempre gostei de futebol, tanto de campo quando de mesa, passei a infância jogando. Apareceu a oportunidade de fazer parte da LBU e já estou participando de campeonatos - explicou Oliveira.
Apesar do apreço pelo jogo, Oliveira garante que não dá para dedicar totalmente à carreira, porque o esporte ainda é pouco valorizado.
- A gente tenta conciliar como hobby porque não conseguimos tirar muito dinheiro jogando. Em São Paulo o esporte é mais difundido, lá os atletas vão pra fora do Brasil jogar e ganham muitos prêmios, inclusive em dinheiro - contou.
Márcio também participou da 1° Etapa do Campeonato Mineiro Individual e conquistou o 2º lugar na categoria bronze. O próximo desafio é em junho na 2ª etapa.
-Vou me preparar e treinar para conquistar uma colocação melhor e pontuar no ranking - contou Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário